palavras, idiossincrasias, verbos
o imaginário de uma teuto-oriental tupiniquim

~ ? ~ kk ~ archives ~ bookshelf ~ lyrics ~


 
 

Sexta-feira, Agosto 03, 2001

 
 

~20:06~

influência brasileira em thomas mann(?)

thomas mann é filho de uma brasileira com alemão, Julia Mann e Thomas Joham Heinrich Mann.
ela nasceu aqui, morou em Parati, na casa que hoje é alugada por amyr klink e pertence a um banco suíço (a família de mann queria comprar a casa para fazer um museu, mas o banco recusou).
o neto favorito do autor, frido mann, que serviu de modelo de um de seus personagens - o menino Eco - em Doktor Faustus, está levando para o rio um evento para comemorar os 150 anos do nascimento da dona julia. moça brasileira, faceira que atormentou a vida de seus filhos, netos e bisnetos com seu lado exótico de quem mora do "lado debaixo do mapa". claro que tudo dentro do estilo gélido alemão. o fato da moça levar um pouco mais de calor humano e autenticidade para a família gerou na cabeça do pequeno thomas um trauma, que ele trata no dockor faustus como maldição...
bom.... eu li matéria no "segundo caderno" do globo hoje e fiquei com vontade de ir ao rio só pra ir no museu da república ver a mostra que conta com fotos, vídeos, conferências, leituras e concertos... bem que esse super sarau podia vir pra sampa, ne?

por kktanaka ~

 
 

 

 
 
~ ? ~ kk ~ archives ~ bookshelf ~ lyrics ~
Powered by Blogger